Nos dias 06 e 07 de setembro/2025, nas dependências da CNBB Regional em Cuiabá (CENE), com a condução da coordenadora regional Srª Rosinei Siqueira e a assessoria do secretário-executivo do Regional Pe. Reinaldo Braga, aconteceu a Assembleia Anual da Pastoral da Pessoa Idosa, com a participação de todas as Dioceses.

Tratou-se de um especial momento de reencontro, partilhas, formação, celebração jubilar, avaliação e planejamento, sinalizando a comunhão e a sinodalidade. Estiveram presentes as coordenações diocesanas acompanhadas por líderes paroquiais, também a coordenação regional e nacional da PPI.

O arcebispo de Cuiabá Dom Mário Antônio que, no Regional é o bispo referencial para as Pastorais Sociais, marcou presença e transmitiu sua mensagem, especialmente motivando acerca da atenção e do cuidado indispensáveis na ação pastoral da Igreja para com as pessoas idosas, que estão cada vez sendo um número maior em nosso país.

Além dos momentos de oração e convívio, avaliação e construção de perspectivas, foram desenvolvidas várias pautas  formativas muito importantes, necessárias e esclarecedoras, como por exemplo: A pessoa idosa como sujeito de direitos; Ações na área da saúde voltadas para a pessoa idosa; Apresentação de dados e estatísticas; Abertura para dúvidas, oportunizando orientações claras e práticas sobre a identidade e objetivo da PPI, bem como sobre a atuação das/os líderes e o uso do Aplicativo SIGPPI – que é o sistema utilizado para auxiliar no acompanhamento da pessoa idosa de forma digital.

Durante a Assembleia, a coordenadora nacional da PPI Srª Sandra Regina Michellim, enfatizou o objetivo desta Pastoral Social, que é “assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto-realização”.

“Que cada comunidade acompanhe com uma compreensão amorosa todos os que envelhecem.” (São João Paulo II)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *