Nos dias 20 e 21 de setembro, a Diocese de Diamantino realizou, no Seminário Propedêutico Jesus, o Bom Pastor, a Terceira Jornada Missionária Diocesana, em sintonia com o Jubileu da Encarnação e sob o tema “Peregrinos da Esperança”.

O encontro contou com a participação de representantes das foranias de Arenápolis, Diamantino, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, além do assessoramento do padre João Brito, responsável pela dimensão missionária da Diocese, e de seminaristas do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise).

A programação teve início com acolhida, oração e reflexão bíblica sobre os discípulos de Emaús, recordando a força do encontro com o Ressuscitado. Ao longo da jornada, os missionários participaram de momentos formativos conduzidos pelo padre João Brito, que destacou a esperança como virtude ativa do discípulo missionário, e também refletiu sobre os fundamentos bíblicos e atuais do Jubileu.

O encontro contou ainda com a presença da missionária Nelma, coordenadora do Conselho Missionário Regional Oeste 2 (Comire), e de Edivirges, coordenadora do Conselho Missionário Diocesano (Comidi). Nelma comunicou que os bispos do Regional aprovaram o regulamento do Comire e destacou a importância de que cada diocese elabore o regulamento do seu Comidi, para melhor articular os Comipas nas paróquias e fortalecer a estrutura da ação missionária.

Um dos momentos marcantes foi a visita do bispo diocesano, Dom Vital Chitolina, que incentivou os missionários e recordou a importância das Santas Missões Populares. Também se destacou a realização do Terço Missionário em procissão luminosa, que recordou o martírio do padre João Bosco Penido Burnier, jesuíta missionário, em Ribeirão Cascalheira.

Como ação concreta comum para todas as paróquias, ficou definida a realização de formações sobre as Pontifícias Obras Missionárias e preparação de missionários nos dois primeiros finais de semana de outubro, bem como a Semana Missionária no último final de semana, com visitas a comunidades mais necessitadas e a tradicional coleta para as missões.

O encontro foi encerrado com uma peregrinação até a Igreja Matriz da Imaculada Conceição, templo indulgencial, onde os missionários participaram da Santa Missa presidida pelo padre Leonardo, reitor do Seminário Propedêutico, e concelebrada pelo padre João Brito.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *