No dia 11 de novembro de 2023, (período matutino) ano que a igreja celebra o 3° ano vocacional do Brasil, aconteceu no Seminário menor Jesus, o Bom Pastor, em Diamantino/MT, a Assembleia Econômica Diocesana, com a participação do Bispo Diocesano, Dom Vital Chitolina, Presbíteros e representantes leigos das paroquias que compõe a Diocese. Foi apresentado o Estatuto do CAEP, prestação de contas das entradas e saídas durante o ano, analise de conjuntura por foranias e os planejamentos para os próximos anos, 2024/2025.
Dando início, o Padre Vinicius Baquer, Reitor do Seminário menor, acolheu a todos os presentes. Com um momento de oração com o roteiro para reflexão e oração em família do nosso Regional Oeste 2, com o tema central “Cristo aponta para Amazônia: encarnação e libertação. Tendo como dirigente neste momento de oração, Dom vital e a participação de leigos como leitores. Iluminados pelo texto bíblico de Gn 2,15-17, o momento de oração ressaltou a importância do cuidado da Amazônia em uma Igreja Sinodal. Encerrando com um momento mariano e a benção de Dom Vital.
Dom Vital em sua fala ressalta a importância da assembleia e sua articulação, dando louvor e gratidão ao Pe. Rodrigo e Vinicius pela articulação e organização desta assembleia. Saudando a todos que participam da assembleia, em especial aos presbíteros que são a extensão das mãos do bispo diocesano, que num bom trabalho auxiliam nas paróquias e comunidades da nossa diocese. Dom vital também destacou a participação do Padre João Brito e leigos (as) da Diocese, que participaram do 5° Congresso Missionário que ocorreu em Manaus. Dando continuidade Dom Vital ressaltou a importância de alguns pontos como a transparência dos atos administrativos das paróquias e da diocese, e a elaboração de um o estatuto e de um decreto para auxiliar nas ações corretas no campo administrativa da diocese, colocando em questão também a arrecadação como, ofertas dízimos, etc… tendo sempre como foco destas arrecadações a ação pastoral, em um bem comum.
Ressalta o Bispo: “A nossa assembleia econômica deve apoiar as pastorais, como exemplo a catequese como uma pauta muito importante e sempre colocada em questão nas reuniões presbiterais.”
Continuando sobre as pastorais, Dom Vital relata que é necessário a superação das divisões entre as pastorais, todas são importantes e devem receber o apoio Diocesano. Fazendo memória dos anos anteriores e seus pilares, de modo especial o pilar missionário celebrado neste ano, destacando os retiros missionários e outras ações que foram realizadas neste ano. Sendo sempre orientados nas ações pastorais pelas falas do Papa Francisco, citando os respectivos documentos, Laudato si, Amores Letitia, Frateli Tutis, carta a Amazônia, laudato deum, além do Sinodo da Amazônia. Por fim o bispo espera desta assembleia um olhar para frente, para os anos de 2024 e 2025, sempre em comunhão com o Regional Oeste 2.”
Padre Vinicius, Reitor do Seminário menor, falou sobre a Revisão do Estatuto Diocesano do Conselho Administrativo Econômico Paroquial.
“A parte administrativa da Diocese não pode partir de cada um e já faz pelo menos 15 anos, que esta tudo promulgado. O novo estatuo está de acordo com o Direito Canônico, e as normas da Diocese de Diamantino. Sobre o CAEP, funções como assessorar o pároco, expr- imir seu parecer sobre os ato extraordinário administrativos, e não legislar, sendo ele consultivo e não legislativo. Tudo que não diz respeito ao ordinário, o pároco precisa do parecer do CAEP. Ajudar o pároco na preparação da Assembleia Paroquial, ajudar na preparação da revisão orçamentária do ano. Vigiar para que os registros contábeis sejam mantidas atualizadas, e vigiar para que os bens da paróquia seja garantido civilmente válido, observando o Direito Canônico e Civil. Vigiar para que as leis trabalhistas sejam previstas, e propor iniciativas para conscientizar a comunidade sobre a importância do dízimo.”
Maria Lucimar, colaboradora na Cúria Diocesana, no setor financeiro, conduziu o momento, do encaminhamento das movimentações financeiras das paróquias para a diocese, a prestação de contas, demonstrativo das coletas recebidas das paróquias, a partir de Outubro do ano anterior até Outubro deste ano de 2023. Demonstrativo das Contribuições das Paróquias para a Cúria. Demonstrativo do rateio do financiamento para construção do bispado. Demonstrativo com a Média mensal de receitas e despesas de 2023 do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos. Demonstrativo com a Média mensal de receitas e despesas de 2023 do Seminário Menor Jesus o bom Pastor. Demonstrativo da XXIV Festa do Seminário, Demonstrativo da reforma da Catedral e construção da nova Cúria e da casa Episcopal. Aumento de 10% para o orçamento do próximo ano.
A Assembleia se encerrou com a benção e agradecimento de Dom Vital Chitolina por todos que participaram deste lindo momento de sinodalidade.
O link das fotos está disponível neste link: CLIQUE AQUI
reportagem e fotos: Josivan dos Anjos – Setor de Comunicação da Diocese