A Diocese de Diamantino realizou no ultimo dia 09 de novembro, no Seminário Jesus, o Bom Pastor a sua 41ª Assembleia Diocesana de Pastoral, com o tema “Peregrinos da Esperança”, dando inicio aos preparativos para o Ano Jubilar de 2025
A abertura do evento contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Vital Chitolina, que acolheu sacerdotes, religiosos e fiéis leigos. Em seu discurso, Dom Vital destacou a riqueza dos últimos pontificados e a importância do Papa Francisco promover uma igreja de diálogo. Destaque para a Catequese e Juventude durante a Assembleia, Dom Vital destacou os trabalhos realizados, agradeceu ao Pe. Guilherme que é o assessor diocesano da catequese e à parceria com a Universidade Católica do Mato Grosso na formação dos catequistas, bem como a celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ) que aconteceu em Lucas do Rio Verde. O Bispo também fez menção à importância das irmãzinhas da imaculada, bem como ao apoio as vocações e aos padres recém-ordenados da Diocese. Durante a Assembleia, foram apresentadas as principais ações realizadas em 2024, como a celebração do Dia Nacional da Juventude em Lucas do Rio Verde.
Além disso foram introduzidas as linhas de ação para 2025, com foco na defesa da vida e no cuidado com a casa comum. Os participantes foram divididos por foranias para discutir as atividades já realizadas e propor ações para o próximo ano.
O Pe. Éder Bruno fez uma reflexão sobre a encíclica “Dilexit Nos”, do Papa Francisco, ressaltando a importância de cultivar um coração verdadeiro, capaz de revelar as intenções mais sinceras e conectar o indivíduo com seus desejos e crenças autênticas.
Em seguida, o Pe. Vinicius Pimentel Baquer, Coordenador Diocesano de Pastoral, apresentou o Jubileu de 2025 “Peregrinos de Esperança”, resgatando a história dos jubileus e seu sentido teológico, espiritual e pastoral. Foram definidas as igrejas de peregrinação na Diocese, como a Catedral Imaculada Conceição e a Igreja Matriz Imaculada Conceição, ambas em Diamantino, a Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida em Tangará e a Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida em Tapurah.
Para encerrar a Assembleia, Dom Vital reforçou o convite para a abertura do Ano Jubilar, que acontecerá no dia 29 de dezembro de 2024, na Catedral Imaculada Conceição em Diamantino. Fica evidente o empenho da Diocese de Diamantino em preparar uma celebração significativa do Ano Jubilar de 2025, com uma Assembleia marcada pelo espirito sinodal e a valorização de diferentes aspectos da vida diocesana, como a catequese, a juventude e as vocações. A 41ª Assembleia Diocesana de Pastoral encerrou-se com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano e concelebrada pelos sacerdotes presentes.